FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

O que são os geradores de gases?

geradores de gases

Você sabe o que são os geradores de gases? Basicamente, tratam-se de equipamentos usados para, como o próprio nome sugere, gerar gases em laboratórios ou processos industriais.

Sendo assim, no geral, eles apresentam vários modos de funcionamento, podendo, por exemplo, ser usados para realizar a separação do ar, a fim de produzir oxigênio puro ou nitrogênio puro, etc.

Desta forma, caso queira entender mais sobre esse equipamento e como ele pode contribuir para empresas de diversos segmentos, continue com a leitura do conteúdo, pois explicaremos mais detalhes adiante.

Tipos de geradores de gases

Existem variados tipos de geradores de gases. Com isso, para entender mais sobre alguns deles e o seu funcionamento, veja abaixo!

  • Geradores de nitrogênio: esse tipo é usado para produzir nitrogênio a partir de ar comprimido. Com isso, há a remoção de outros gases para obter nitrogênio puro. Desta forma, é frequentemente usado em aplicações de inertização ou como gás de arraste em cromatografia.
  • Geradores de dióxido de carbono: é utilizado com o objetivo de gerar dióxido de carbono a partir de fontes como bicarbonato de sódio e ácido cítrico. Nesse sentido, são usados em extintores de incêndio ou em processos industriais, por exemplo.
  • Geradores de hidrogênio: produzem hidrogênio a partir de reações químicas, muitas vezes usando eletrólise da água ou reações de ácidos com metais.
  • Geradores de oxigênio: usados para a produção de oxigênio puro. Com isso, há um processo de separação do oxigênio com outros gases. Essa técnica é muito usada em áreas médicas, industriais ou laboratoriais.

Lembrando que esses são apenas alguns exemplos dos tipos de geradores de gases. Porém, existem outras possibilidades.

4 áreas que utilizam os geradores de gases

Você quer saber em quais áreas e situações os geradores de gases são utilizados? Confira abaixo!

  • Laboratórios: aqui, são usados em laboratórios de química, biologia e física, por exemplo. A função do equipamento, nesse sentido, é fornecer gases como oxigênio, hidrogênio e nitrogênio para diversas experiências e análises;
  • Saúde: o uso em hospitais e clínicas também são muito importantes. Algumas de suas funções nessa área são fornecer oxigênio para terapias respiratórias e anestesias. Além disso, também é usado para disponibilizar dióxido de carbono para aplicações médicas como a insuflação de dióxido de carbono durante cirurgias laparoscópicas;
  • Combate a incêndios: faz a separação do dióxido de carbono para que ele seja usado em extintores de incêndio. Com isso, ele é liberado em áreas afetadas pelo fogo para extinguir as chamas;
  • Indústria: são usados em diversas indústrias, como a alimentícia e a farmacêutica, para fornecer gases para processos de fabricação, embalagem, refrigeração e outros.

E aí, você já sabia que o equipamento poderia ser usado em todos esses setores? Desta forma, caso necessite do uso em seu negócio, não perca tempo e acesse nossa aba de produtos para realizar a sua encomenda.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele tenha sido útil para você. Para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog agora mesmo!