Principais análises para amostras de água
Como qualquer outro elemento, a água também é objeto de estudos, análises e pesquisas diversas, em suas mais diversas formas. Por exemplo, é fácil entender porque existem análises de água para aplicação nas indústrias alimentícia, farmacêutica, etc. Igualmente, amostras de águas residuais e esgoto, ou de fontes, rios e afins, são extremamente importantes para estudos ambientais.
Neste artigo, listamos as principais análises para amostras de água e também os equipamentos utilizados para monitorar composição, toxicidade e outras características importantes para avaliação.
Confira nos tópicos abaixo.
Água pura ou para consumo
Nestes casos, o principal objetivo das análises é monitorar a qualidade das amostras tanto na natureza como na utilização em indústrias e para a distribuição residencial. Assim podemos dividir os estudos entre monitoramento de águas superficiais e subterrâneas (lagos, rios, mar, aquíferos e lençol freático), para análise e controle de qualidade da água nas indústrias, para estudos de água tratada e filtrada para consumo humano e ainda para monitorar a segurança e qualidade de águas em piscinas.
Aqui vale destacar como as análises de amostras de água são necessárias para atendimento de regulamentações diversas, principalmente para garantir a qualidade e segurança desta água para consumo. Com as demandas de preservação ambiental, estes estudos também estão sendo cada vez mais aplicados.
Logo, as principais análises utilizadas para esse nicho são:
- Análises de TOC/TNb (carbono orgânico total e nitrogênio total ligado);
Conheça o analisador de TOC/TNb Multi N/C Series e suas aplicações para análises de águas superficiais e residuais.
- Compostos orgânicos de flúor, com espectrometria AAS;
Conheça o espectrômetro contrAA 800 da Analytik Jena.
- Determinação de minerais e metais;
Consulte aqui a linha de espectrofotômetros UV-Vis – SPECORD PLUS.
- Análise elementar;
- Concentração de mercúrio.
Para estas demandas, considere a linha de ICP-OES e ICP-MS também da Analytik Jena.
Águas residuais
Tratando das análises de águas residuais e esgoto, podemos dividi-las entre dois nichos: análises químicas e análises biológicas.
Resumidamente, o primeiro conjunto de testes e estudos é bastante parecido com as demandas já apresentadas no tópico anterior, porém aplicáveis para a coleta de esgoto, os efluentes industriais e também os líquidos de aterros sanitários. Para conhecimento, também existem regulamentações governamentais que apontam os níveis adequados dentro da composição da água para seu correto descarte.
Já a análise com parâmetros biológicos busca detectar organismos, entre bactérias, vírus e afins, prejudiciais à saúde e que devem orientar o melhor tratamento desta água residual. Estes estudos, além da finalidade ambiental, são essenciais para controle epidemiológico.
Além dos espectrômetros, espectrofotômetros e outros equipamentos já apresentados no tópico acima, confira também um exemplo de Analisador de Toxicidade em Água.
Conteúdo extra!
Quer se aprofundar no tema de análises da água? Aproveite para consultar, em inglês, todos os manuais de aplicação e estudos da Analytik Jena, fabricante renomada e reconhecida para as mais diversas demandas em análises para indústrias, agricultura, ambiente e afins.
Para finalizar este artigo, deixamos o convite para que você consulte também o Catálogo de Produtos dpUNION. Representamos as principais marcas em instrumentação analítica e fornecemos equipamentos para indústrias, laboratórios acadêmicos e mais.
Em caso de dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco!