FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Saiba mais sobre o equipamento Célula PVT

Célula PVT de Visibilidade Total Corelab PVT Cell Full Visibility

Utilizada em ensaios de pressão-volume-temperatura, a Célula PVT é um tipo de equipamento capaz de reproduzir condições voláteis de alta pressão e/ou temperatura, dentre outras funcionalidades, sendo um instrumento aplicado em pesquisas para exploração e produção de óleo e gás. 

Para análises PVT, onde são aplicados experimentos para determinar quais são as mudanças e impactos sobre a composição físico-química de amostras de petróleo, este equipamento contribui para que pesquisadores possam concluir, através da avaliação destes testes, qual será o comportamento do material em diferentes condições. 

Saiba mais sobre as aplicações deste equipamento e conheça o modelo de célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total. 

O que é uma Célula PVT 

A Célula PVT é um equipamento de análise laboratorial e pesquisa utilizado para identificar evidências sobre as interações de fluidos em condições críticas de temperatura e pressão, utilizado em estudos de caracterização de petróleo e fluidos.  

Para o processo de exploração e produção do petróleo, o equipamento permite avaliar, através de experimentos diversos, quais serão os impactos sobre as fases de óleo e gás, simulando as condições de pressão, volume e temperatura as quais estes serão submetidos. 

Criada para este tipo de simulação, o equipamento para análises PVT em laboratório contribui para a observação de fluidos de reservatórios em relação a sua composição química e de propriedades como a viscosidade, pressão de saturação, razão gás-óleo compressibilidade, encolhimento, viscosidade e outros elementos específicos para cada estudo, geralmente relacionados à engenharia de reservatórios. 

Partes de uma Célula PVT 

O equipamento é composto, basicamente, por sistema com câmera digital, um pistão e uma bomba motorizados que exercem pressão sobre o fluido e gás em análise. 

Cada modelo possui suas especificidades, como a célula PVT 400/100 de Visibilidade Total da fabricante Sanchez Corelab, representada no Brasil pela dpUNION, que é composta por:  

  • Agitação por acoplamento magnético; 
  • Válvulas automáticas; 
  • Armário de controle; 
  • Sensor de pressão e sensor de temperatura calibrados; 
  • Câmera de vídeo digital CCD de 6MP (megapixels); 
  • Sistema de aquisição e processamento de dados; 
  • Válvulas, tubulações e filtros de alta pressão; 
  • Válvulas CVD do regulador de pressão traseira (opcional); 
  • Software de processamento de estado de fase;  
  • Fonte de alimentação ininterrupta (opcional); 
  • Sistema de refrigeração para célula PVT -20°C (opcional). 

Aplicações da Célula PVT 

Dentre as aplicações mais comuns, a Célula PVT é utilizada em departamentos de química, laboratórios e centros de pesquisa sobre mecânica de fluidos, e na recuperação avançada de petróleo e termodinâmica para análise de fluidos supercríticos. 

Conheça a Célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total  

A célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total para o estudo de comportamento de fases da Sanchez Corelab é recomendada para analisar a razão gás-óleo (RGO ou GOR – Gas Oil Ratio) em diferentes fluidos de reservatórios como petróleo bruto, óleo volátil, condensado de gás e gás sob condições de alta pressão e temperatura, assim como para estudos de medição de deposição de asfaltenos e hidratos gasosos. 

Única com visibilidade total da amostra, a célula PVT 400/1000 possui anéis de vedação como selo das partes móveis, que reduzem intervenções entre medições, e pode ser pressurizada em até 900psi por minuto, possibilitando chegar na condição de trabalho em 11 minutos, quando os outros equipamentos do mercado levam em torno de 3 horas.  

Veja mais especificações técnicas acessando o catálogo do produto Célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total.