Saiba mais sobre o equipamento Célula PVT
Utilizada em ensaios de pressão-volume-temperatura, a Célula PVT é um tipo de equipamento capaz de reproduzir condições voláteis de alta pressão e/ou temperatura, dentre outras funcionalidades, sendo um instrumento aplicado em pesquisas para exploração e produção de óleo e gás.
Para análises PVT, onde são aplicados experimentos para determinar quais são as mudanças e impactos sobre a composição físico-química de amostras de petróleo, este equipamento contribui para que pesquisadores possam concluir, através da avaliação destes testes, qual será o comportamento do material em diferentes condições.
Saiba mais sobre as aplicações deste equipamento e conheça o modelo de célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total.
O que é uma Célula PVT
A Célula PVT é um equipamento de análise laboratorial e pesquisa utilizado para identificar evidências sobre as interações de fluidos em condições críticas de temperatura e pressão, utilizado em estudos de caracterização de petróleo e fluidos.
Para o processo de exploração e produção do petróleo, o equipamento permite avaliar, através de experimentos diversos, quais serão os impactos sobre as fases de óleo e gás, simulando as condições de pressão, volume e temperatura as quais estes serão submetidos.
Criada para este tipo de simulação, o equipamento para análises PVT em laboratório contribui para a observação de fluidos de reservatórios em relação a sua composição química e de propriedades como a viscosidade, pressão de saturação, razão gás-óleo compressibilidade, encolhimento, viscosidade e outros elementos específicos para cada estudo, geralmente relacionados à engenharia de reservatórios.
Partes de uma Célula PVT
O equipamento é composto, basicamente, por sistema com câmera digital, um pistão e uma bomba motorizados que exercem pressão sobre o fluido e gás em análise.
Cada modelo possui suas especificidades, como a célula PVT 400/100 de Visibilidade Total da fabricante Sanchez Corelab, representada no Brasil pela dpUNION, que é composta por:
- Agitação por acoplamento magnético;
- Válvulas automáticas;
- Armário de controle;
- Sensor de pressão e sensor de temperatura calibrados;
- Câmera de vídeo digital CCD de 6MP (megapixels);
- Sistema de aquisição e processamento de dados;
- Válvulas, tubulações e filtros de alta pressão;
- Válvulas CVD do regulador de pressão traseira (opcional);
- Software de processamento de estado de fase;
- Fonte de alimentação ininterrupta (opcional);
- Sistema de refrigeração para célula PVT -20°C (opcional).
Aplicações da Célula PVT
Dentre as aplicações mais comuns, a Célula PVT é utilizada em departamentos de química, laboratórios e centros de pesquisa sobre mecânica de fluidos, e na recuperação avançada de petróleo e termodinâmica para análise de fluidos supercríticos.
Conheça a Célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total
A célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total para o estudo de comportamento de fases da Sanchez Corelab é recomendada para analisar a razão gás-óleo (RGO ou GOR – Gas Oil Ratio) em diferentes fluidos de reservatórios como petróleo bruto, óleo volátil, condensado de gás e gás sob condições de alta pressão e temperatura, assim como para estudos de medição de deposição de asfaltenos e hidratos gasosos.
Única com visibilidade total da amostra, a célula PVT 400/1000 possui anéis de vedação como selo das partes móveis, que reduzem intervenções entre medições, e pode ser pressurizada em até 900psi por minuto, possibilitando chegar na condição de trabalho em 11 minutos, quando os outros equipamentos do mercado levam em torno de 3 horas.
Veja mais especificações técnicas acessando o catálogo do produto Célula PVT 400/1000 de Visibilidade Total.