Segurança do trabalho e sua importância nas indústrias
Segurança do trabalho e sua importância nas indústrias
Reunindo medidas e ações que buscam aprimorar a saúde e integridade dos colaboradores, a segurança do trabalho deve ser ponto de destaque em empresas dos mais variados tamanhos e nichos de atuação. Assim, estarão sempre em busca de melhorias que favorecem o bem-estar de todos os envolvidos na organização.
Em relação ao setor industrial, a segurança do trabalho é essencial e, além de cumprir com as exigências legais, contribui para um ambiente de trabalho mais seguro e que preza pela saúde de todos os colaboradores.
Quer entender mais sobre a importância de adotar boas estratégias de segurança do trabalho no setor industrial? Prossiga com a leitura e se aprofunde neste assunto!
SST: o que é?
SST é a sigla para Saúde e Segurança do Trabalho, que reúne normas específicas para lidar com este assunto no ambiente de trabalho, visando oferecer um lugar mais seguro e confortável para o colaborador desempenhar as suas funções.
De acordo com a CLT: “Art. 162 – As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho”. Sendo assim, é dever da empresa oferecer um ambiente de trabalho que siga as normas reguladoras com o objetivo de prevenir e reduzir os acidentes ou doenças ocupacionais.
No total existem 37 normas reguladoras vigentes que abrangem o mundo da SST. Para conferir, basta clicar aqui e acessá-las.
Benefícios de aplicar a segurança do trabalho no setor industrial
Embora sejam normas que devem ser seguidas por qualquer empresa, a segurança do trabalho no setor industrial chama a atenção, visto que são comuns os acidentes ocupacionais nesta área em específico.
Portanto, a fim de minimizar possíveis riscos que podem prejudicar os funcionários e também comprometer a estabilidade e credibilidade da empresa no mercado, é primordial que sejam colocadas em práticas ações como treinamentos e fiscalizações periódicas, além de contar com a utilização de EPIs adequados, levando em consideração a rotina de trabalho de cada colaborador.
Máscaras de proteção, protetores auriculares, uniformes adequados para ambientes frios ou quentes, luvas, capacetes e botinas são alguns dos itens essenciais que devem fazer parte do dia a dia de trabalho de funcionários em indústrias.
Além disso, é essencial que a empresa conte com monitoramentos, utilizando um decibelímetro que capte a pressão sonora de maquinários para analisar se o ruído emitido está dentro dos parâmetros adequados. Assim, essas e outras ações irão garantir a segurança do ambiente de trabalho, eliminando futuros transtornos que podem vir a comprometer a saúde dos colaboradores. Outras vantagens de implementar boas estratégias de segurança do trabalho são:
- Cria uma cultura organizacional;
- Solidifica a imagem da empresa;
- Engaja os colaboradores e aumenta a produtividade;
- Reduz custos decorrentes de acidentes de trabalho.
Viu só como a segurança do trabalho é essencial para manter em completo funcionamento a sua empresa? Portanto, não deixe de colocar em prática ações que aprimorem a segurança e a saúde de seus colaboradores, já que quando implementadas da maneira correta, beneficia e valoriza a organização como um todo.
Aproveite para ler este outro artigo que separamos para você: “Segurança no trabalho: ruídos podem causar problemas”.