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Segurança no trabalho: ruído podem causar problemas

segurança no trabalho

Sabe-se que muitas atividades profissionais oferecem riscos graves, inclusive de morte, aos seus colaboradores. Contudo, o que poucas pessoas se atentam é justamente a respeito dos desdobramentos desses riscos, que vão além do mero perigo físico. Por essa razão, o papel da segurança no trabalho é fundamental para empresas de todos os segmentos.

Seja na construção civil, metalurgia, mineração ou até mesmo nos transportes, riscos devem ser classificados, analisados e monitorados de forma que não ocorram acidentes. O mesmo vale para o ambiente em que determinada atividade profissional é exercida, devendo a mesma ser avaliada pela segurança no trabalho.

Esse setor é responsável por avaliar um ambiente não só em termos de riscos latentes, mas levando em consideração os impactos do ambiente na saúde dos colaboradores a médio e longo prazo.

 

Os perigos do ruído no local de trabalho

Entre os riscos à saúde de colaboradores, o ruído no local de trabalho é um dos mais sérios, pois acarretam em diversos problemas no decorrer dos anos, que podem ir desde incômodos no sono até a perda total da audição.

Abaixo, algumas das profissões em que a alta intensidade de som pode provocar danos à saúde:

          Trabalhadores da construção civil em geral;

          Motoristas de caminhão;

          Bombeiros;

          Professores;

          Operários em refinarias de petróleo, etc.

 

Evidentemente esses problemas são fruto de exposição prolongada a ruídos em volume excessivo, advindos de locais sem monitoramento adequado por parte da segurança no trabalho. Por esse motivo, é imperativa a medição sonora do local onde atividades com alto potencial sonoro ocorrem, conforme diretrizes do ministério do trabalho.

 

A segurança no trabalho e a poluição sonora

Em relação ao ruído, o volume máximo admitido pela lei, numa jornada de 8 horas diárias, é de 85 decibéis, parâmetro obtido através do uso de um Audiodosimetro ou Sonômetro mais conhecido como decibelímetro. Cabe à segurança no trabalho tomar providências para que o volume no local de trabalho não ultrapasse esse limite.

 Quando não há formas de se diminuir o volume de ruído, então a segurança do trabalho deve preparar os trabalhadores para que estejam protegidos dos efeitos negativos do ambiente; o que ocorre através dos equipamentos de proteção individual, como protetores auriculares.

 

Não respeitar a legislação do trabalho acarreta em multas e sanções

O descumprimento dos níveis de ruído estabelecidos pela lei e outras diretrizes do Ministério do Trabalho acarreta em penalizações a empresas, que podem ser financeiras ou representar a interrupção das atividades. Mais um motivo importante para a função da segurança no trabalho.

Desse modo, não só é fundamental medir o volume do ruído no ambiente de trabalho, como também é essencial utilizar instrumentos calibrados em laboratórios acreditados pelo INMETRO estando em pleno acordo técnico com os parâmetros de qualidade internacionais que seguem as principais agências de segurança do trabalho.

 

Onde adquirir um Audiodosimetro ou Sonômetro.

Com mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento de instrumentos analíticos para a indústria, a dpUNION em parceria coma fabricante Cirrus Research através do sistema dosebadge e Sonômetros da linha Optmus que estão em pleno acordo com os parâmetros mais exigentes do mercado.

Versátil, o Optimus RED possui interface amigável que apresenta de forma objetiva e simplificada os parâmetros de leitura num range de 20 a 140 decibéis, além de medições em RMS, Lxymax, Pzpeak, TWA, Lceq-laeq, entre outros.

 O dosebadge é considerado o menor Audiodosímetro do mundo, sem display, sem teclas de controle, apresenta os parâmetros necessários para a elaboração do seu PPRA além de possuir uma interface simples que também apresenta de forma objetiva e simplificada os parâmetros de leitura exigido pelas normas NR-15 e NHO-01.