Tipos de Análise da Toxicidade
Seja por questões de saúde, para a preservação do ambiente ou ainda para viabilizar algum tipo de estudo ou atividade econômica, a análise de toxicidade é uma forte aliada para monitorar e investigar diferentes tipos de amostras.
No geral, uma análise de toxicidade busca conhecer qual é essa substância e também sua dose. O que conhecemos hoje como toxicologia ainda reflete muito das descobertas de Paracelso, entre os séculos 15 e 16. Em sua filosofia, que já foi amplamente verificada, todas as substâncias são tóxicas, mas a dose é o que estabelece a diferença entre um veneno e um medicamento, por exemplo.
Entenda também o conceito de Toxicologia Ocupacional.
Nos próximos tópicos, entenda o que é toxicidade e suas classificações e ainda os principais tipos de análises para verificá-la.
Classificações de Toxicidade
É possível classificar a toxicidade de uma substância ou amostra por dois grandes eixos, conforme o detalhamento a seguir.
- Tempo de resposta
A toxicidade, pelo tempo de resposta e manifestação, pode ser aguda, subcrônica ou crônica. Em aguda, os efeitos tóxicos de manifestam rapidamente, em uma única exposição e/ou por um curto período de tempo.
Na crônica, os efeitos da toxicidade se manifestam após repetidas exposições, por um longo tempo de vida. Já a toxicidade subcrônica é um ponto ao meio das duas demais.
- Severidade
Esta classificação se divide entre leve, moderada e severa. Enquanto no primeiro caso os efeitos da toxicidade cessam ao fim da exposição e sem intervenção médica, no último podem ocorrer danos severos ao organismo e até o óbito.
Observe que estas questões são extremamente importantes no estudo e manipulação de diferentes elementos, prevenindo e também monitorando interações com vegetais, animais ou mesmo os humanos. Muito do que reconhecemos hoje pelo potencial cancerígeno foi identificado por diversas pesquisas e análises de toxicidade. Para concluir, a toxicidade também pode ser classificada como desconhecida, imediata ou retardada.
Tipos de Análise da Toxicidade
Existem diversos equipamentos e métodos analíticos para analisar estes fatores da toxicidade, desde a identificação dos elementos até a classificação adequada e a avaliação dos melhores tratamentos para neutralizar os riscos toxicológicos. A análise de toxicidade é um tipo de ensaio biológico, geralmente estando presente na rotina de indústrias, laboratórios de análises e em universidades.
Destacam-se os seguintes tipos de análise de toxicidade.
- Exame Toxicológico
Este é o tipo de teste para identificar a presença de substâncias tóxicas ou mesmo ilegais no organismo humano. É um tipo de exame médico viabilizado por diferentes tipos de amostras e também diferentes equipamentos e tecnologias de análise.
- Análises Ambientais
Neste ponto, incluímos tanto as análises de água e de solos. Em ambos os casos, a análise de toxicidade é investigada através de diversas técnicas analíticas, incluindo microscopia, análise elementar, medição de gases e assim por diante.
- Outros exemplos
Os ramos de saúde e a indústria farmacêutica precisam da análise de toxicidade para trabalhar com diferentes tipos de amostras, desde as matérias-primas e os principais fármacos utilizados até o controle de qualidade de seus produtos. Além dos exemplos mencionados acima, vale considerar também a importância da análise microbiológica, principalmente através da microscopia eletrônica, para garantir a segurança e qualidade.