FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Biodiesel: o que é e onde é aplicado?

Biodiesel

A utilização dos combustíveis é uma necessidade presente em todo o mercado, tanto nas próprias indústrias como em empresas e até entre o consumidor final. A ciência e a tecnologia evoluíram bastante em formas de otimizar os combustíveis já existentes e também encontrar alternativas mais sustentáveis e econômicas do que a gasolina.

Neste cenário, aparece o biodiesel. O diesel (ou gasóleo) provavelmente você já deve conhecer, sendo o combustível utilizado em caminhões e carros mais pesados. Como alternativa, o biodiesel se apresenta como uma opção mais limpa e com a mesma eficiência. Inclusive, o diesel vendido no Brasil já é composto por, no mínimo, 10% de biodiesel.

Continue lendo para conhecer o biodiesel, seus benefícios e também aplicações.

O que é o biodiesel?

Exatamente como uma alternativa ao óleo diesel, que é o gasóleo proveniente do refino de petróleo, o biodiesel é um combustível renovável feito a partir de plantas (com óleos vegetais) ou de gordura animal. Além da presença no diesel vendido nos postos brasileiros, o biodiesel puro também só pode ser usado em motores a diesel.

Para comparação, pense no biodiesel como o etanol, o álcool combustível também extraído a partir de plantas. Como os demais recursos renováveis, o biodiesel se destaca por ser econômico e uma alternativa mais limpa a longo prazo.

O consumo de biodiesel cresce todos os anos, mas ainda não superou o diesel nacional e nem o diesel importado.

Como o biodiesel é produzido?

Conforme mencionamos anteriormente, a produção do biodiesel pode utilizar diversos tipos de óleos vegetais e gorduras animais. Para conhecimento, até os resíduos como o óleo de cozinha usado podem ser utilizados nesse processo.

Segundo a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o óleo de soja e a gordura bovina são as matérias-primas mais utilizadas nessa produção, com a soja correspondendo a mais da metade. Óleo de fritura, óleo de Palma (dendê), óleo de algodão e outros materiais graxos também se destacam como bases para obter o biodiesel.

O óleo obtido é misturado com metanol ou etanol e depois é estimulado por um catalisador, um produto usado para provocar uma reação química. Esse processo gera dois produtos: o éster e a glicerina, e é este primeiro que passa por mais processos de purificação até a obtenção do biodiesel.

Para finalizar este ponto, vale destacar que o biodiesel deve atender aos parâmetros da regulamentação ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biodiesel).

Aplicações e vantagens do biodiesel

Novamente, o biodiesel é um biocombustível que pode ser utilizado em caminhões, ônibus, geradores, máquinas agrícolas ou industriais e qualquer outro tipo de equipamento com motor a diesel. Atualmente, o biodiesel é utilizado como mistura no diesel convencional.

As principais vantagens da aplicação do biodiesel são:

  • Redução da dependência por diesel importado;
  • Redução no preço do combustível;
  • Menor poluição do ar;
  • Redução nas emissões de gases de efeito estufa;
  • Geração de emprego e renda;
  • Incentivo à pesquisa e inovação;
  • Maior segurança energética.

Agora, considere que o desenvolvimento e produção do biodiesel é bastante recente. A mistura do biodiesel no diesel convencional é obrigatória desde 2008. As pesquisas para aprimoramento e melhor desenvolvimento do biodiesel estão em andamento, sendo de interesse tanto para a agropecuária como para as mais diversas indústrias.

Não deixe de conferir também nosso artigo sobre o refino de Petróleo.