FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADES

Como escolher o melhor microscópio eletrônico de varredura (MEV) para sua empresa

microscópio eletrônico de varredura (MEV)

Um microscópio eletrônico de varredura, resumido com a sigla MEV ou SEM (do inglês, scanning electron microscope) é diferenciado pela sua alta capacidade de ampliação – podendo chegar a mais de um milhão de vezes – e também pela facilidade de gerar imagens em alta qualidade e alta magnificação, e com software especial, até mesmo gerar imagens em 3D e realizar cálculo da rugosidade da amostra.  

Existem diferentes tipos de MEV, cada qual mais adequado a um tipo de amostra e também em relação a tecnologias, espaços e outras necessidades mais específicas. Nos laboratórios de universidades ou empresas, o microscópio é essencial para a rotina de análises, mas as dúvidas sobre o instrumento podem atrasar a compra. 

Nos próximos tópicos, descreveremos as etapas e principais dicas para escolher o melhor microscópio eletrônico de varredura e acertar na compra para seu laboratório. Confira!  

Necessidade 

O primeiro ponto de observação é sobre a necessidade que o microscópio deverá cobrir. Os equipamentos do tipo eletrônico de varredura já contam com o benefício da maior ampliação, mas é necessário observar cuidadosamente o tipo de amostra a ser analisada, e qual o equipamento que atende a determinada necessidade.preparar as amostras que serão analisadas através do feixe de elétrons. Amostras biológicas, por conterem água, exigem uma preparação especial e a metalização, mas isso pode ser resolvido com outras variações do MEV (criogênico, baixa voltagem, pressão variável ou combinação de fatores).  

Modelo do Microscópio 

Neste ponto, o que você deve avaliar é qual é o modelo mais adequado para o espaço de trabalho e também os objetivos da análise. Lembre-se que os microscópios eletrônicos de varredura são utilizados em conexão a um computador ou outro equipamento que vai receber os dados em um software próprio e, assim, exibir as imagens captadas dentro da câmara. Os modelos de MEV disponíveis no mercado são variados, incluindo: 

  • Convencional 

É o mais tradicional, em formato com apoio no chão e, geralmente, integrado a uma mesa em que é possível montar monitores e mais equipamentos que auxiliam na operação desse microscópio. Estão incluídos nesta categoria os chamados MEV-FEG (microscópio eletrônico de varredura com canhão de emissão por campo). 

Uma versão menor e que preserva os diferenciais do microscópio, porém em um equipamento tão compacto que ocupa apenas a superfície de uma bancada ou mesa. Seu formato é até bastante parecido com um gabinete de computador. 

  • Compacto 

Já o Microscópio Eletrônico de Varredura Compacto é um meio termo entre o formato convencional e o de bancada. Este MEV também é apoiado no chão porém ocupa muito menos espaço do que o convencional. 

Fornecedores 

Por fim, e talvez sendo o ponto de avaliação mais importante, é necessário encontrar a empresa que possui equipamentos de qualidade, de um fabricante com tradição e know-how para produzir esses sistemas. Ao conhecer os fornecedores, é interessante já questionar quais são os microscópios disponíveis, que tipo de análises é possível realizar com o equipamento, qual a facilidade de uso, se existem garantias e manutenção especializada, se estão disponíveis softwares adicionais para análise em 3D, qual é o valor do equipamento e outros fatores que julgar importante.  

A compra de um microscópio eletrônico de varredura é um investimento importante, e por isso é necessário se precaver contra possíveis problemas. Fornecedores confiáveis ajudam nesse objetivo, principalmente ao considerarmos que muitos destes equipamentos são importados e a compra só poderá ser feita por esse intermediário.  

Para escolher e também encontrar o melhor microscópio eletrônico de varredura, conte com os especialistas da dpUNION! Confira os modelos de MEV que trabalhamos e fique à vontade para comentar suas dúvidas aqui ou entrar em contato.