O que é um tensiômetro e como utilizá-lo
Como você já deve saber, existem equipamentos analíticos para uso em pesquisa e também profissional cobrindo as mais diversas demandas. Instrumentos científicos e/ou analíticos marcam presença não só em laboratórios como também em operações do dia a dia de uma indústria, por exemplo.
No artigo de hoje, vamos nos aprofundar sobre o chamado tensiômetro, incluindo uma breve descrição desse aparelho e também as principais aplicações desse tipo de equipamento.
Também teremos exemplos de equipamentos recomendáveis para laboratórios, tanto em empresas como em instituições de pesquisa, ao final deste conteúdo. Acompanhe tudo isso nos próximos tópicos!
O que é um tensiômetro?
Um tensiômetro é um equipamento para medir a tensão de superfícies, podemos resumir em poucas palavras. Geralmente é referido como tensiômetro óptico ou tensiômetro de força – que correspondem a diferentes tecnologias no aparelho, conforme veremos a seguir – para não gerar confusão com outros tipos de equipamentos.
Então, podemos esclarecer também que tensiômetros são equipamentos para pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade para o estudo de superfícies e interfaces.
Como e quando utilizar um tensiômetro?
Um tensiômetro pode ser utilizado, resumidamente, para estudos e medição de ângulo de Contato, Tensão Superficial e Tensão Interfacial em amostras sólidas. Dependendo do equipamento em questão, cabem ainda mais métodos de medição em um único aparelho, incluindo, por exemplo:
- Ângulo de contato estático: métodos de gota séssil, bolha cativa e menisco;
- Ângulo de contato dinâmico: ângulo de contato de avanço e recuo, histerese do ângulo de contato e ângulo roll-off;
- Energia livre de superfície: gota séssil, bolha cativa e menisco;
- Tensão superficial e interfacial: gota pendente e pendente reversa;
- Ângulo de contato corrigido para rugosidade e rugosidade de superfície 3D: método de deslocamento de fase de projeção de franja;
- Dilatação reológica interfacial: método de gota pulsante.
Quer se aprofundar nestes métodos de análise e medição? Leia também nossos artigos especiais:
- Ângulo de contato – O que é e como medir?
- Método de gota pendente para medições de tensão superficial
Exemplos de tensiômetros
A fabricante Biolin Scientific se destaca pela ampla variedade de tensiômetros, cobrindo todas as principais demandas do mercado com a chamada Surface Science.
Destacamos aqui os principais exemplos de tensiômetros e suas características e diferenciais. São eles:
Medidor Premium da fabricante. É nele que é possível encontrar todos os exemplos de medição que citamos no tópico anterior. Conta com o exclusivo Software OneAttension para alto nível de automação, facilidade de uso e precisão superior.
O Software OneAttension analisa seus resultados em tempo real e inclui um modo de medição de controle de qualidade de lote, eficiente para demandas industriais. O sistema vem totalmente montado e pronto para funcionar!
O Attension® Optical Tensiometer permite uma ampla gama de aplicações. Para garantir uma maior qualidade nas imagens captadas e no software analítico, utiliza uma fonte de luz LED fria monocromática de alta qualidade para minimizar a evaporação indesejável da amostra. A qualidade da imagem é garantida por uma câmera digital de alta resolução, ótica de qualidade e a precisão do método de drop fit.
Versão simples, porém versátil, pode ser complementado com uma gama de acessórios para ampliar as aplicações.
Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas ou mesmo tenha apresentado as possibilidades de trabalhar com um tensiômetro. Se quiser tirar dúvidas ou consultar a disponibilidade de cada equipamento, entre em contato com a dpUNION.