Análises de cana-de-açúcar: principais técnicas e tecnologias
A exploração da cana-de-açúcar no Brasil começou em tempos antigos, ainda no Brasil Colônia, trazida pelos portugueses. Desde então, até hoje, o país é o maior produtor e exportador de cana do mundo, especializando-se através de novos produtos e inovações agrícolas.
Segundo levantamento elaborado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa da safra 2021/22 é que sejam colhidos 592 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.
Justamente pela ampla quantidade de transformações possíveis a partir da cana-de-açúcar como matéria-prima, incluindo o açúcar em todos seus formatos, o álcool e etanol, a biomassa e mais subprodutos, é importante que os produtores e estas indústrias contem com técnicas e equipamentos de análise adequados, tanto para a etapa de pesquisa e desenvolvimento como para controle de qualidade e monitoramento.
Nos próximos tópicos, listamos quais são as principais técnicas aplicadas e também os instrumentos utilizados para análises de cana-de-açúcar. Acompanhe!
Análise de Solo e Fertilizantes
Como qualquer outro produto agrícola, a qualidade da cana-de-açúcar começa desde o momento de preparação do solo e a plantação das culturas. Existem análises aplicáveis tanto para o solo como para fertilizantes e os defensores agrícolas, com destaque para a análise elementar e sua eficiência em determinar a composição do solo e nutrientes presentes na amostra.
Leia também:
Análises Ambientais
Além do solo saudável, outras condições ambientais são necessárias para que a produção canavieira cresça de forma saudável e com as melhores características para exportação ou exploração nacional em diversos subprodutos. Destacam-se aqui as análises de água, alinhadas com um sistema de irrigação eficiente ou ainda para monitorar as chuvas e lençóis freáticos da região, como também análises de emissão de gases nas regiões de plantações.
Sobre este tema, aprofunde-se com nossos artigos:
- Principais análises para amostras de água
- Conheça as análises essenciais na Gestão de Recursos Naturais
Análise Nematológica
Já a análise nematológica é um dos tipos aplicados para monitorar parasitas que podem ocorrer em plantações diversas. Através de estudos de amostras de solo, de raízes e de folhas, os pesquisadores podem descobrir mais detalhes de infestações e também providenciar o tratamento correto, sem comprometer a safra.
A microscopia, em suas diferentes técnicas, é uma das análises mais úteis e presentes para as análises da cana-de-açúcar e qualquer outra produção agrícola.
Determinação e Análise Elementar
Complementarmente, as técnicas de determinação ou caracterização de materiais, e principalmente a análise elementar, são aplicadas para mensurar a qualidade da cana-de-açúcar, in natura ou depois de alguma transformação. Nestes casos, os espectrômetros e outros equipamentos do tipo analisador elementar são ideais para identificar e mensurar os elementos de cada amostra.
Outro equipamento que trabalha neste objetivo é o chamado sacarímetro, utilizado para mensurar a sacarose na cana-de-açúcar e então calcular o Açúcar Total Recuperável (ATR).
Microscopia e equipamentos de Análise Térmica também são utilizados para entender a composição e o comportamento da cana-de-açúcar, assim encaminhando a safra com maior atenção e qualidade, garantindo produtividade e maiores rendimentos.
Continue lendo sobre o tema! Confira também o nosso artigo Biodiesel: o que é e onde é aplicado?